26 março 2010

Today is Friday :-)


Oi pessoas! Hoje é sexta, neahm? Que legalllllll!

Muito bem, muito bom ... hoje é dia de chutar o balde, de bater cabelo, de mandar a semana de trabalho e trânsito pra Tonga da Mironga do Kabuletê??

Que diabos você quer dizer com isso? Tá maluca? Fumou cola? Cheirou a lata?

Nãooo.

Vou lhes falar desta divina expressão, que eu bem me lembro quando criança ter ouvido algumas vezes na minha bela vida.

A Tonga da Mironga do Kabuletê é uma canção. Éeeeee! PASMEM! *_*

Ela foi escrita por Vinicius de Moraes e pelo Toquinho (ambos músicos e compositores). A Fernanda Abreu e o Wilson Simonal cantam (só sei deles, tah! Hunf!).

Mas o que diabos quer disso isso, minha filha?

Segundo a tese de nossos ilustríssimos compositores, a Tonga da Mironga (vamos abreviar para promover um estreitamento na relação...) é um xingamento na língua nagô (??)

Vamos aos fatos:

• "Tonga", segundo o Dicionário Aurélio, pode ser uma palavra angolana para "terra a ser lavrada" ou "lavoura". É, ainda samtomensismo depreciativo, a designar descendentes de lusos, ou de serviçais, nascidos nas ilhas.
• "Mironga" é, em candomblé e na macumba, "feitiço, sortilégio, bruxedo".
• "Cabuleté", no mesmo léxico, é "indivíduo reles, desprezível, vagabundo".

Agora, o ponto crucial de nosso estudo sobre esta maravilhosa expressão utilizada por nossos avós e pais ... que viveram nos anos 70, aquela época psicodélica, cheia de cores, Black Power e muita plataforma, mas também da ditadura, que aconteceu aqui, no Brasil.

A expressão foi na verdade uma provocação em tom de brincadeira aos censores da ditadura militar que costumavam buscar nas entrelinhas das letras musicais termos e frases que protestassem contra o Regime vigente. Na verdade "Tonga da Mironga do Kabuletê" não significa absolutamente nada.

Não significa nada? O que eu to fazendo lendo essa coisa ainda? Que perca de tempo ... #@%*!!

Não briguem comigo! Isto é só um pouco de cultura um tanto quanto inútil, concordo, mas faz parte de nossa cultura ... quem assim como euzinha, gosta dessas coisas (??), é só clicar aqui pra ver o vídeo.

Besos, boa sexta, bom fim de semana, e tirem fotos da Hora do Planeta. :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário