13 abril 2010

Feliz dia do beijo!!


Cena de "Um beijo roubado", com Norah Jonnes. (recomendo!)


Hoje é dia do beijo, amyhgas!

Já que um pouquinho de cultura não faz mal à ninguém, vamos conhecer a história dessa coisa totosa! *-*

Acredita-se que o beijo tenha surgido 500 anos antes de Cristo, época em que os amantes começaram a ser retratados nas esculturas e nos murais dos templos de Khajuraho, na Índia.

Na teoria da evolução das espécies, o inglês Charles Darwin (já contei a história dele aqui), afirma que a origem desta carícia é mais antiga. Segundo este naturalista, trata-se de uma sofisticação das mordidelas que os macacos trocavam nos seus ritos pré-sexuais.

Há também a tese de que seria uma evolução das lambidelas que o homem pré-histórico dava no rosto dos companheiros para suprir a necessidade de sal do seu organismo. Ou um ato de amor das mães na época das cavernas. Sem utensílios para cortar os alimentos, as mulheres mastigavam a comida antes de depositar na boca dos seus bebês.



Na Idade Média, era visto como uma forma de selar acordos. Com a boca fechada, os homens beijavam-se com firmeza. (Homossexuais têm o poder!) O toque leve demonstrava traição. Com o tempo, foi perdendo a força devido às pestes que dizimavam a população.

Para Sigmund Freud, o fundador da psicanálise, tudo tem a ver com as etapas do desenvolvimento psíquico. Freud começa pelo que chama de "fase oral" - o período, que dura até um ano de idade, em que a mãe dá de mamar ao bebê. Nesse período, todas as sensações de gratificação estão associadas à boca. A criança aprende que tocar com os lábios algum objeto macio proporciona uma sensação calmante e agradável.

É ... c’est La vie!

Vamos aproveitar esse dia e beijar muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito!

Bjoks!

Um comentário: